Fisioterapia reduzindo o Absenteísmo em Empresas


A Ginástica Laboral e Ergonomia na Fisioterapia - Faça Fisioterapia


O absenteísmo é uma das maiores preocupações das empresas atualmente. Ele ocorre quando os funcionários faltam ao trabalho por motivos como doenças, acidentes ou problemas pessoais. Esse absenteísmo pode trazer grandes prejuízos, como a queda da produtividade e o aumento dos custos com licenças médicas.

Para minimizar esses problemas, muitas empresas estão investindo em programas de qualidade de vida no trabalho, e uma das especialidades que podem ser incorporadas a esses programas é a Fisioterapia. O fisioterapeuta pode ajudar a empresa a reduzir o absenteísmo através de análises posturais, alongamentos laborais e ginástica laboral.

O fisioterapeuta atua na empresa com uma série de ações preventivas e curativas. A sua atuação começa com a avaliação do ambiente de trabalho, identificando fatores que podem contribuir para o aparecimento de lesões e dores. A partir disso, inicia-se o trabalho de prevenção através de orientações para correção de postura, técnicas ergonômicas e estruturação de programas de ginástica laboral.

A ginástica laboral é uma das principais estratégias utilizadas pelo fisioterapeuta para prevenir lesões e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Ela consiste em uma série de exercícios físicos realizados durante o expediente de trabalho, com o objetivo de melhorar a postura, prevenir lesões e aliviar o estresse e a tensão muscular. Os exercícios podem ser realizados individualmente ou em grupo, mais comumente em forma de circuitos de exercícios.

De acordo com um estudo publicado na revista científica International Archives of Medicine, a implementação de programas de ginástica laboral pode reduzir significativamente o absenteísmo dos funcionários. Outro estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a ginástica laboral pode melhorar a qualidade de vida e a satisfação dos trabalhadores, diminuindo o risco de afastamentos por doenças ocupacionais e lesões de trabalho.

Além da ginástica laboral, o fisioterapeuta também pode trabalhar com o controle de fatores de risco relacionados ao trabalho, tais como o sedentarismo, maus hábitos posturais e a ergonomia do ambiente de trabalho. E, junto com outros profissionais de saúde, pode identificar possíveis problemas de saúde, direcionando o trabalhador para o atendimento adequado antes que se tornem crônicos.

Em resumo, a atuação do fisioterapeuta em empresas pode ser muito benéfica para reduzir o absenteísmo. A ginástica laboral, em especial, tem demonstrado resultados significativos na prevenção de lesões ocupacionais e na melhora da qualidade de vida dos trabalhadores. É uma estratégia eficaz e acessível que pode ser incluída em programas de qualidade de vida e benefícios oferecidos pelas empresas.

Referências:
- Rizzotto, Maria Laura et al. "Ginástica laboral e o impacto na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores". Revista Brasileira de Medicina do Trabalho 16.1 (2018): 23-31.
- Oliveira, Rodrigo V. et al. "Efeito da ginástica laboral na qualidade de vida relacionada à saúde e amplitude dos movimentos corporais". Rev Bras Med Trab 17.2 (2019): 211-220.
- Garbin, Artur José et al. "Ginástica laboral: uma revisão crítica". Revista Odonto Ciência 24.1 (2009): 96-102.
Tecnologia do Blogger.