Atuação na Fisioterapia do Trabalho
A Fisioterapia do Trabalho é uma especialidade que está em alta, na medida que as empresas passam a entender a forte relação entre qualidade de vida do colaborador e produtividade. Isso porque esse profissional é responsável por tratar e prevenir lesões, a partir de estratégias como exercícios laborais, reeducação postural, ergonomia de modo geral.
O profissional da Fisioterapia do Trabalho cuida justamente daquilo que é fundamental para a rotina de uma empresa. O bem estar, a qualidade de vida e a melhoria da saúde do funcionário é o que movimenta a empresa, afinal, a execução da atividade fim da organização depende de seus colaboradores.
O especialista em Fisioterapia do Trabalho atua focado em metas que se baseiam em dois princípios fundamentais:
- ações preventivas: promoção de campanhas de conscientização dos colaboradores quanto à relevância dos novos hábitos de vida em prol de uma cultura mais saudável;
- ações curativas: atuação direta do fisioterapeuta do trabalho na intervenção e recuperação dos problemas de saúde resultantes das atividades na empresa.
Nessa perspectiva, o principal papel de quem atua nesse campo profissional é o tratamento e a prevenção de lesões no ambiente laboral. A ideia central é oferecer mais qualidade de vida e proteger a saúde e o bem-estar dos funcionários.
O papel principal dos profissionais que atuam nessa especialidade é tratar e prevenir lesões no ambiente laboral. Assim, são responsáveis por manter a boa saúde dos trabalhadores. Eles trabalham junto a outros especialistas, como médicos e terapeutas ocupacionais, no desenvolvimento de algumas técnicas que ajudem na recuperação das doenças ocupacionais.
Entre as funções do fisioterapeuta do trabalho, destacam-se:
- tratamento de queixas e doenças musculoesqueléticas;
- realização de orientações sobre ergonomia e postura dos trabalhadores;
- prevenção de queixas ou desconfortos relacionados com a região musculoesquelética;
- promoção de palestras sobre capacitação, treinamento preventivo e conscientização das doenças do trabalho;
- desenvolvimento de programas de ginástica laboral.
Ou seja, o fisioterapeuta do trabalho é o profissional responsável pela manutenção da saúde do trabalhador. Ele atua integrado a outros especialistas, como terapeuta ocupacional e médicos do trabalho, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais que possibilitem a recuperação das doenças ocupacionais.
O mercado de trabalho para o Fisioterapeuta do Trabalho está em expansão. Área relativamente nova, tende a ser mais valorizada conforme as empresas reconheçam a importância do bem estar do seu colaborador para conseguir alcançar os resultados esperados. E essa preocupação está presente em empresas de diferentes portes, tanto no setor público quanto no privado.
Pode ser que haja uma relação diferente da que existe entre as demais especialidades da Fisioterapia, porque por vezes o fisioterapeuta do trabalho se relaciona contratualmente com empresas. Sendo assim, é preciso desenvolver visão empresarial, raciocínio estratégico e conhecimentos específicos sobre áreas que tangenciam à especialidade. Por exemplo, ergonomia e biomecânica, como também as legislações trabalhistas e previdenciárias.
Desse modo, ele é um dos profissionais mais valiosos para as empresas, especialmente aquelas de grande porte. Afinal, a atuação dele ajuda na redução do afastamento de trabalhadores por problemas relacionados às funções musculares ou esqueléticas.
Conheça o curso Fisioterapia do Trabalho, que por meio da educação à distância, oferece ao profissional o conhecimento sobre definições gerais em Fisioterapia do Trabalho.