Você sabe o que é Cinesioterapia Proprioceptiva?
Ao sofrer uma lesão articular e/ou ligamentar, os receptores proprioceptivos também são danificados, o que significa que a informação normalmente enviada ao cérebro fica prejudicada.
Nesses casos, haverá um déficit na capacidade proprioceptiva do indivíduo e, como consequência, a pessoa pode se lesionar repetidas vezes, reduzindo, por exemplo, sua capacidade motora ao desempenhar atividades esportivas.
Para aprimorar as habilidades proprioceptivas ou reduzir dores decorrentes de lesões, traumas e imobilizações, principalmente ortopédicas, o ideal é buscar um trabalho proprioceptivo, elaborado por fisioterapeutas.
A cinesioterapia proprioceptiva envolve geralmente superfícies instáveis. Essa instabilidade fornece ao organismo constantes oportunidades para avaliar sua orientação no espaço, desenvolvendo e treinando a consciência corporal. Uma melhora na resposta proprioceptiva proporciona ao corpo maior equilíbrio e estabilidade.
Entre os resultados decorrentes dos exercícios fisioterapêuticos estão:
– Melhora da coordenação
– Melhora do equilíbrio estático e dinâmico
– Melhora do tempo de reação a diversos estímulos
– Incremento da força muscular
– Melhora da coordenação inter e intramuscular
– Melhora do rendimento em atividades esportivas
– Melhora de respostas motoras diante de situações adversas para evitar traumas e quedas
O Sistema Proprioceptivo é de natureza neurológica que recebe informações provenientes de múltiplos sensores do nosso corpo como a pele da sola dos pés, músculos e articulações, mucosas, língua, sistema visual e sistema auditivo do equilíbrio (labirinto). Este sistema integra e compatibiliza todas essas informações e expede as ordens necessárias para as fibras musculares de todo o corpo para que estas realizem uma determinada ação
Portanto, a cinesioterapia proprioceptiva tem se mostrado eficaz na prevenção e no tratamento de lesões por incluir exercícios de equilíbrio, coordenação motora e movimentos específicos de acordo com as modalidades esportivas e atividades de vida diária. É importante que sessão seja feita de forma individualizada e sempre conduzido por um fisioterapeuta.