Saiba mais sobre Cervicobraquialgia
Cervicobraquialgia significa dor que inicia no pescoço e irradia para o braço. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais. Existem diversas causas para surgimento de cervicobraquialgia, sendo compressões nervosas na coluna as mais comuns. Entretanto, há outras condições ortopédicas e clínicas capazes de produzir sintomas semelhantes.
Os nervos dos membros superiores se originam da coluna. Cada parte do membro é suprida por um nervo específico, que confere sensibilidade e força motora. Dessa forma, nas cervicobraquialgias, os pacientes percebem dor e/ou fraqueza em locais específicos (escápula, ombro, braço, antebraço ou dedos das mãos) oriundas de problemas da coluna.
Dor referida diz respeito a presença de sintomas distantes da origem do problema. Exemplo típico é compressão de nervo na região cervical seguida de dor e formigamento no braço.
Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:
- Dor no pescoço, escápula (popular "asa"), ombro e braço;
- Formigamento até os dedos das mãos;
- Sensação de choque;
- Perda de força.
As alterações da articulação intervertebral e degenerativas do disco geralmente causam muita dor.
Outras causas da condição, são compressão vascular e neurogênica do desfiladeiro torácico.
Com a cervicobraquialgia, as terminações nervosas dos vertebrados podem ser comprimidas e irritadas. Os músculos afetados são encontrados principalmente na parte superior do tronco, uma vez que as raízes nervosas cervicais suprem essa área principalmente.
As causas comuns de cervicobraquialgia são:
Fraturas e articulações deslocadas;
Lesões anteriores no pescoço;
Ficar sentado por longos períodos de tempo, especialmente com postura incorreta;
Tuberculose e outras doenças infecciosas;
Ansiedade de longo prazo e períodos de estresse;
Artrite reumatoide;
Metástases ósseas.
Osteoporose;
Fibromialgia;
Neurite braquial.
Rotação cervical
Pode ser realizada a qualquer hora do dia sempre que quiser, sentado ou de pé, mantendo a postura adequada, com os braços posicionados ao lado do corpo. Você deve girar a cabeça para um dos lados em direção ao ombro e depois realizar o mesmo movimento para o lado oposto. Pode ser feita em várias repetições de cada lado, o mais indicado vai de 5 a 10 repetições.
Flexão ou inclinação lateral
Com a mesma postura do exercício acima, você deve inclinar a cabeça lateralmente com a orelha em direção ao ombro. Você pode ainda auxiliar o movimento com a mão. Realize o movimento para os dois lados, mantendo cerca de 10 segundos de cada lado.
Relaxamento de ombros
Os ombros tendem a sofrer muito com os problemas de coluna cervical. Geralmente, é nos seus músculos que se manifesta a maior parte da tensão oriunda de cervicalgias. Por essa razão, é importante cuidar da saúde muscular e articular da região. Esse exercício é bem simples, devendo o paciente de pé e em boa postura, realizar movimentos circulares com os dois ombros, girando-os para trás e para frente, em movimentos leves e lentos.
Para terminar, duas dicas para quem lida com Cervicalgias:
Curso de Fisioterapia em Cervicalgias - No curso Fisioterapia em Cervicalgias do Portal Educação, por meio da Educação a Distância, o participante estudará aspectos relacionados com a anatomia, biomecânica e tratamento das cervicalgias.
Curso Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas - Esse é um curso COMPLETO sobre Liberação Miofascial Instrumental (IASTM) e de Ventosaterapia mas você também vai receber de bônus o conteúdo COMPLETO de Pontos Gatilhos. Clique aqui!