Atuação da Fisioterapia na Cardiologia
A fisioterapia cardiovascular é uma especialidade do fisioterapeuta, esse profissional ajuda na prevenção e na reabilitação de pacientes diagnosticados com doenças cardiovasculares.
Ebook Fisioterapia Hospitalar Completa
É importante entender a complexidade dos pacientes cardiopatas, pois existem pacientes com baixa complexidade e precisam de exercícios com foco na prevenção. Mas, existem pacientes de alta complexidade, que não possuem independência nas suas atividades de vida diária, nesse caso o fisioterapeuta cardiovascular ajuda na reabilitação. Para entender se o paciente é de baixa ou alta complexidade é preciso uma boa avaliação (anamnese).
A partir de uma avaliação clínica, com base em exames e histórico do paciente, é estabelecido um método de tratamento que pode ser iniciado em casa, ou mesmo ser a continuidade do tratamento para ser realizado na casa do paciente após a saída do hospital.
A fisioterapia cardiovascular atende pessoas que:
- apresentam fragilidades cardíacas, situação mais comum em idosos;
- apresentam riscos cardiovasculares e precisam se prevenir;
- necessitam de melhora da circulação sanguínea para evitar tromboses;
- pacientes antes e após cirurgias cardíacas;
- pessoas com insuficiência cardíaca;
- pacientes com disautonomia (mudanças no sistema nervoso autônomo que pode alterar a frequência cardíaca, pressão sanguínea, entre outros);
- pacientes com câncer que passaram por sessões quimioterápicas e radioterápicas.
O papel da fisioterapia é importantíssimo na reabilitação ou na prevenção de qualquer doença. Mas, quando o assunto é fisioterapia cardiovascular, as doenças cardiovasculares são elevadas a outro nível, pois são problemas que envolvem sobretudo a mortalidade.
Nos hipertensos e diabéticos, além de orientações para o autocuidado, monitoramento frequente da pressão arterial e as caminhadas, o papel do fisioterapeuta é importante naqueles usuários cujas condições clínicas ou outras complicações exijam um acompanhamento especial. Nos casos de Diabetes Mellitus, o trabalho em grupo traz benefícios para esses indivíduos, promovendo a saúde através de orientações quanto aos cuidados a serem tomados em relação a alterações de sensibilidade, especialmente nos membros inferiores, importância dos cuidados com a alimentação e da realização de atividade física frequente. Nos grupos, podem ser realizados exercícios respiratórios, de reequilíbrio muscular, proprioceptivos, equilíbrio e coordenação motora, além da hidroterapia, onde for possível.
As principais doenças cardíacas são:
- Cardiomiopatia alcoólica
- Regurgitação aórtica
- Estenose aórtica
- Arritmias
- Choque cardiogênico
- Doença cardíaca congênita
- Doença das artérias coronárias (DAC)
- Cardiomiopatia dilatada
- Endocardite
- Infarto do miocárdio
- Insuficiência cardíaca
- Tumor cardíaco
- Cardiomiopatia hipertrófica
- Cardiomiopatia idiopática
- Cardiomiopatia isquêmica
- Regurgitação mitral aguda
- Regurgitação mitral crônica
- Estenose mitral
- Prolapso da válvula mitral
- Cardiomiopatia periparto
- Estenose pulmonar
- Angina estável
- Angina instável
- Regurgitação tricúspide
A fisioterapia cardiovascular melhora a condição física, social e mental dos pacientes cardíacos, atua no pós-operatório cardiovascular, tratamentos preventivos para controlar e tratar fatores associados as doenças cardiovasculares.
Essa é uma especialidade da fisioterapia que cresce a demanda durante os anos, pois os fisioterapeutas cardiovasculares são essenciais dentro da UTI e dos hospitais, alguns profissionais investem na especialidade justamente para atender nos hospitais já que existem poucos especialistas em fisioterapia cardiovascular.
Excelentes Cursos online de Fisioterapia