Técnicas utilizadas na Fisioterapia do Trabalho
Existem várias técnicas para a realização da Fisioterapia do Trabalho, que variam de acordo com a situação em que o colaborador se encontra, se trabalha muito tempo sentado ou fica mais tempo em pé, dentre outros fatores. Atualmente existem diversas técnicas que são utilizadas e a cada dia surge uma nova modalidade, visando aumentar o bem-estar do colaborador e a produtividade da empresa. Vejamos algumas:
Ergonomia:
Estuda a relação entre o homem, o seu trabalho, equipamentos e o ambiente, e a solução dos problemas que surgem. Assim, são investigados os aspectos ambientais (qualidade do ar, temperatura, vibração, ruído, luminosidade), aspectos organizacionais (divisão do trabalho, ritmo de trabalho, número e duração de pausas, turnos de trabalho), e aspectos técnicos (layout, máquinas, mobiliário).
Ginástica laboral:
Contempla a realização de atividades físicas de curta duração realizadas no ambiente de trabalho. Nela são aplicados exercícios preventivos de preparação, compensação e relaxamento das estruturas musculares envolvidas das tarefas diárias dos colaboradores.
Conheça um blog de Ginástica Laboral.
Prevenção de lesões ocupacionais:
Desenvolvida através de cinesioterapia preparatória e compensatória.
Tratamento das lesões ocupacionais:
Desenvolvida através de eletroterapia, cinesioterapia e reeducação postural.
Laudos ergonômicos:
Consiste na utilização de ferramentas de análise de posto de trabalho, como fotogrametria computadorizada, check-list, RULA entre outros.
Exames admissionais e demissionais:
Desenvolvida através de avaliações para o posto de trabalho e laudos específicos. Dessa forma os exames são realizados antes do empregado ingressar em determinada empresa e quando ele sai da empresa, visando saber se tinha problemas de saúde ou se adquiriu algum durante a sua permanência na empresa.
Exames periódicos:
Tem como objetivo avaliação, prevenção e controle da saúde do colaborador, mantendo sempre um acompanhamento geral.