Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Você sabia que tem uma data muito importante para ser celebrada no terceiro sábado de setembro?
É celebrado no terceiro sábado de setembro, o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (World Marrow Donor Day, WMDD) que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea.
Você pode apoiar a causa de diversas formas mas a fanpage da Fundação do Câncer traz uma campanha bacana, com a customização da sua foto de perfil no Facebook. Clique aqui.
O passo a passo para se tornar um doador:
- Procure na sua cidade um hemocentro ou hemonúcleo autorizado e cadastre-se. Participar das campanhas também é um ótimo caminho.
- Ter entre 18 e 54 anos;
- Estar em bom estado de saúde;
- Não precisa estar em jejum e nem agendar o cadastro;
- O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA);
- Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
- Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;
- Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;
- Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação;
- Seu atual estado de saúde será então avaliado.
Para reunir as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se voluntariam a doar medula para pacientes que precisam do transplante, foi criado o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), instalado no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Um sistema informatizado cruza as informações genéticas dos doadores voluntários cadastrados no Redome com as dos pacientes que precisam do transplante. Quando é verificada compatibilidade, a pessoa é convocada para efetivar a doação.