Fisioterapia na Síndrome de Haglund
Síndrome de Haglund é uma deformidade do calcanhar (osso do pé). É também conhecido como "esporão dorsal do calcâneo". A condição ocorre quando a região posterior óssea do calcanhar, em que o tendão de Aquiles é localizado, aumenta de volume, causando dor e deformidade. O uso de sapatos, sobre essa região coloca pressão sobre o tecido na parte de trás do calcanhar, causando inflamação e dor. Eventualmente, pode cursar com tendinite do aquiles e bursite do retropé, daí o nome de síndrome de Haglund.
O tratamento para Haglund geralmente se concentra em aliviar a dor com métodos fisioterapêuticos, analgésicos e cicatrizantes (magnetoterapia, laser, US, etc) medicamentos, acupuntura, e tirar a pressão do osso do calcanhar.
Opções não cirúrgicas incluem:
- o uso de sapatos de salto-aberto, como tamancos;
- gelo de 20 a 30 minutos por dia para reduzir o inchaço;
- iontoforese, o qual utiliza uma corrente elétrica fraca para ajudar a drogas anti-inflamatórias penetram na pele.
Para que o problema seja solucionado mais facilmente recomenda-se o uso de sapatos com salto plataforma nem muito baixos, nem muito altos, sendo bastante confortáveis. Em casa, se o paciente sentir dor pode colocar uma bolsa de gelo, ou um pacote de ervilhas congeladas, sob o local afetado e deixar ficar ali por 15 minutos, 2 vezes ao dia.