Dia do Fisioterapeuta homenageia profissional da saúde
Saiba mais sobre essa área de atuação e confira as oportunidades no mercado de trabalho
Celebrado no dia 13 de outubro, o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional foi escolhido para homenagear profissionais dessa área de saúde. A data foi escolhida por representar o dia da criação das profissões e era comemorada todo ano pela categoria, embora não fosse reconhecida por lei. Contudo, em janeiro de 2015, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, que estabeleceu oficialmente a comemoração da data em todo o Brasil.
Profissão regulamentada no país desde 1969, a Fisioterapia é a ciência que estuda o movimento do corpo humano, utilizando recursos físicos no tratamento e na recuperação. O profissional estuda, diagnostica, previne e trata enfermidades da biomecânica e funcionalidade do corpo. Saiba mais sobre a carreira de fisioterapeuta e quais são as exigências do mercado de trabalho.
A postura e o movimento do nosso corpo pode prejudicar nosso organismo, causando lesões e doenças. A função do fisioterapeuta e orientar o paciente através da reeducação postural para que adote uma postura saudável. Além deste papel preventivo, o profissional também atua auxiliando na recuperação de lesões causadas seja por postura inadequada ou por acidentes, bem como é responsável por diagnosticar distúrbios cinéticos funcionais e acompanhar o quadro clínico funcional do pacientes.
Seguindo a carreira de fisioterapeuta: formação, expectativas e perfil do profissional
Para que o aspirante a fisioterapeuta possa iniciar sua jornada de preparação para o mercado e exercer a ocupação, é preciso que seja feito um curso de graduação de ensino superior, a fim de obter o diploma de bacharel. Durante o curso de Fisioterapia, que tem duração de cinco anos, o futuro profissional estudará áreas como anatomia, histologia, cinesiologia, farmacologia, bioquímica, entre outras.
Além de concluir a graduação, é preciso que o profissional obtenha um registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da região, a fim de estar devidamente habilitado para atuar nesta área. O curso de Fisioterapia tem duração de cinco anos.
Há diversas atividades que o fisioterapeuta pode desempenhar:
- Saúde preventiva: atua na prescrição de exercícios cujos objetivos são a correção da postura, prevenção de lesões e amenizar sintomas de doenças
- Ortopedia e traumatologia: atua diretamente no atendimento de pacientes com lesões
- Fisioterapia do trabalho: atua formulando exercícios de ginástica laboral e indica como evitar lesões no ambiente de trabalho
- Fisioterapia desportiva: trabalha diretamente com equipes esportivas acompanhando atletas e realizando avaliações com foco na prevenção e tratamento de lesões
- Indústria de equipamentos: atual no desenvolvimento e testes de novos equipamentos de fisioterapia
O mercado de trabalho para profissionais formados em Fisioterapia é bastante amplo, em razão de a profissão contar com diversas áreas de atuação. Como a concorrência no setor é grande, o mais recomendável é que o fisioterapeuta busque alguma especialização para se destacar dentre tantos outros profissionais. O fisioterapeuta pode trabalhar em hospitais, clínicas de fisioterapia, empresas privadas, por conta própria, com pesquisa científica ou até mesmo seguir carreira acadêmica.
A importância do equipamento correto
O fisioterapeuta é o profissional que cuida da recuperação de nossos movimentos por meio de exercícios e massagens. Para realizar os procedimentos é necessário que o profissional conte com um equipamento de primeira linha, capaz de oferecer total segurança para os pacientes. Na loja online da Shopfisio, por exemplo, o profissional encontra Kit Avaliação Universitário, Mapa dos Meridianos, Mapa dos Pontos Motores dos Músculos entre muitos itens para graduandos e recém-formados.