Classificação dos distúrbios da articulação temporo-mandibular (ATM)
Através de uma série de workshops e simpósios sobre a dor orofacial, especialistas da ATM e pesquisadores básicos estabeleceram fundamentos para modificar o esquema atual de classificação da ATM.
As ferramentas de classificação são divididas em dois componentes: Eixo I e Eixo II.
O Eixo I é um algoritmo de diagnóstico concebido para categorizar validamente a ATM relacionada com a dor mais comum, bem como um distúrbio intra-articular (os outros não tinham validade adequada).
O Eixo II tenta quantificar: a intensidade da dor, função mandibular, deficiência, sofrimento psicossocial e comportamento.
Por último, quando comparado com o protocolo original da ATM, a edição revista inclui um questionário válido e de confiança para o rastreio de dor relacionada com a ATM.
Tomados em conjunto, o presente estudo tem por base a estrutura de diagnóstico prévio de precisão e permite identificar validamente a TMD mais comum. Além disso, ele tenta fornecer uma nomenclatura comum para todos os profissionais de saúde que lidam com esta condição frequentemente vaga e intimidante.
Fonte:Schiffman et al., J Oral Facial Dor Dor de Cabeça (2015)
Para o fisioterapeuta que lida com essa especialidade, recomendo o mini-curso de Fisioterapia na ATM. E para saber mais de Testes Ortopédicos, recomendo o Guia de Testes Ortopédicos em e-book.