É cada vez mais comum pessoas que procuram a Fisioterapia para curar problemas da ATM. Com o trabalho multidisciplinar, a importância da Fisioterapia para tratar de problemas na Articulação temporomandibular vem crescendo.
Como a Fisioterapia é uma profissão que tem como foco a recuperação física de pessoas com inúmeras patologias, a disfunção na articulação temporomandibular é tratada por profissionais especializados, na maioria dos casos, com a ajuda do dentista e do fonoaudiólogo.
Segundo a Dra Daniela Souto, fisioterapeuta da
Fisioquality, a fisioterapia tem inúmeros recursos para ajudar recuperação do paciente. Dentre eles estão a crioterapia, uso de gelo para diminuição da dor; e a termoterapia, uso de compressas quentes; recursos de eletroterapia e fototerapia (lasers, raios infravermelhos e ultravioleta); a tão conhecida massoterapia (uso de massagens); e cinesioterapia, que consiste em alongamento, exercícios de fortalecimento muscular, ginástica passiva, etc.
Como é uma região que envolve outras áreas de atuação, Dra Daniela diz que é difícil a fisioterapia agir sozinha em muitos casos: "Como o objetivo da fisioterapia é fazer a articulação trabalhar equilibrada, em muitos casos, se não tivermos a ajuda da fonoaudiologia, por exemplo, não evoluímos no trabalho."
Um exemplo que a profissional usou foi a relação entre a mastigação e a articulação. "Se a paciente chega ao consultório e tem algum problema no sistema de mastigação/deglutição, a fisioterapia vai ser prejudicada. A fonoaudiologia ajudaria, por exemplo, com uma avaliação e possível tratamento."
O importância do trabalho multidisciplinar nesta especialidade deve ser explicado ao paciente para que esse possa entender todas as etapas do trabalho. A Fisioterapia sozinha pode não resolver o seu problema de DTM. É fundamental que o fisioterapeuta faça parte da equipe que trata a disfunção e seja um ativo complementar ao tratamento.