Fisioterapia e ergonomia do trabalho
A Fisioterapia do Trabalho é uma união bem sucedida entre a necessidade ocupacional, prevenção, promoção do bem estar, resgate da saúde e reabilitação do trabalhador. Atua através dos aspectos da biomecânica, exercícios-laborais e a recuperação de queixas ou desconfortos físicos. A abordagem enfoca o indivíduo nas suas características e hábitos de vida, com sua técnica e trabalho.
Já a ergonomia é a disciplina científica dedicada ao conhecimento das interações entre o ser humano e outros elementos de um sistema.
A fisioterapia e ergonomia do trabalho tem como objetivo promover a saúde e prevenir as doenças, deficiências, incapacidades e as inadaptações dos indivíduos com disfunções de naturezas físicas, mentais e de desenvolvimentos. O planejamento das técnicas terapêuticas é utilizado após avaliação do movimento e da postura.Presta atendimento nas seguintes áreas:
Traumato-ortopédica pré e pós cirúrgico.
Alterações posturais (escolioses, hiperlordoses, hipercifose)
Alterações ortopédicas
Neurológica síndromes genéticas, intervenção precoce, distúrbios do desenvolvimento psicomotor, doenças degenerativas, doenças metabólicas, seqüelas de acidente vascular-encefálico (principalmente através do Método Bobath)
Reumatológica doenças das articulações (artrites e artroses) e suas seqüelas, lombociatalgias.
Cardiológica e Pneumológica processos de insuficiência cárdio-respiratória, reeducação da dinâmica respiratória.