3 exercícios para prevenir possíveis lesões na Corrida
As lesões são talvez o maior pesadelo da vida dos corredores. Por mais que fujam, nenhum deles está ileso de conviver com (ou sentir pelo menos uma vez) dores nos pés, um estalo estranho no joelho, músculos tensos aqui ou ali.
Veja três exercícios que ajudam a fortalecer a região do jelho para evitar lesões na corrida.
Objetivo – Fortalecer quadríceps, glúteos, isquiotibiais, lombares e panturrilhas.
Benefícios – Melhoria de resistência de força, que auxilia na manutenção de uma passada mais larga.
Orientação – Com pés paralelos, levemente afastados e na linha dos quadris, faça a flexão (agachado em aproximadamente 90°) e a extensão de joelhos sem esticálos totalmente. Os braços ajudam no equilíbrio. Caso queira aumentar a carga, segure uma anilha ou use uma barra ou caneleira como peso.
Objetivo – Trabalhar quadríceps, isquiotibiais, tensor de fáscia lata, glúteos, lombares e panturrilhas.
Benefícios – Resistência de força isométrica e principalmente no equilíbrio, para ganho de propriocepção.
Orientação – O exercício deve ser realizado com pés alternados – o estendido deve estar na linha dos quadris (angulação de 90°) – e com o uso da "meia-bola" que garante o desequilíbrio. Atenção para o "encaixe" do quadril e com o tronco, que deve estar paralelo ao solo.
Objetivo – Fortalecer quadríceps, isquiotibiais, tensor de fáscia lata, glúteos, iliopsoas, lombares e panturrilhas.
Benefícios – Auxilia o ganho de resistência, contribuindo em uma melhor amplitude da passada.
Orientação – O avanço com bola deve ser feito com o pé elevado na linha dos quadris. Realize a flexão e extensão dos joelhos (sem esticá-los totalmente). Os pesos ajudam no equilíbrio (podendo variar, com a mão na cintura) e na sobrecarga.
Não deixe as dores no joelho prejudicar o desempenho na corrida. Fortalecer a musculatura de membros inferiores é uma forma de evitar essas lesões. E lembre-se: quando a dor no joelho é forte depois de fazer uma corrida, deve-se evitar fazer esforços intensos, como não pular, pedalar ou caminhar rápido para não aumentar a dor e agravar o problema.