Objetivos da Fisioterapia na Lombalgia

http://cursosceasc.com.br/cursos/hernias-de-disco-da-coluna-lombar-avaliacao-e-tratamento/media/img/cursos/56967088f0c265836a7d716c12d339db.jpg

A dor lombar, denominada lombalgia, pode ser definida como quadro de desconforto álgico na porção inferior da coluna vertebral, na região entre a última vértebra torácica (T12) e a primeira vértebra sacral (S1)1. É uma disfunção que acomete ambos os gêneros, podendo variar de dor aguda, subaguda e crônica.

A dor lombar está diretamente relacionada com quadro álgico, redução da amplitude de movimento e diminuição do padrão da flexibilidade ou a junção sinérgica desses fatores, aumentado a gravidade dos sintomas, levando a uma alteração do padrão funcional causada por fadiga precoce dos músculos paravertebrais.

O tratamento da lombalgia é complexo, preciso e minucioso, o que faz a intervenção fisioterapêutica um recurso fundamental para a reabilitação do paciente, existindo vários recursos capazes de atuar diretamente sobre a dor e incapacidade, como por exemplo, as técnicas de terapia manual, manipulação osteopática, entre outras, melhorando assim, a qualidade de vida dos indivíduos acometidos.

O objetivo principal do tratamento fisioterapêutico na dor lombar, o controle do quadro álgico, a promoção do bem-estar e o retorno das atividades de vida diária (atividades funcionais), tratando com ênfase a causa do problema, se o mesmo estiver diagnosticado.

A lombalgia é um problema de saúde pública mundial, atingindo em torno de 80% das pessoas em algum período de suas vidas (ALVARES; FERRARETO, 2008), sendo com maior freqüência, a população em estágio de vida com maior produtividade, resultando em custo econômico significativo para a sociedade (BRIGANÓ; MACEDO, 2005), fazendo-se, pois, necessário, a elaboração de mais estudos envolvendo a terapêutica para esta patologia.

Referências:

ALVARES, T; FERRARETO, S. Tratamento fisioterapêutico na lombalgia crônica - Metanálise. 7ª Amostra Acadêmica UNIMEP. Ciência, tecnologia e inovação, 2008. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/ anais/7mostra/4/297.pdf.

BRIGANÓ, J; MACEDO, C. Análise da mobilidade lombar e influência da terapia manual e cinesioterapia na lombalgia. Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, Vol. 26, n. 2, p. 75-82, jul./dez. 2005.


Tecnologia do Blogger.