Osteopatia não é Terapia Alternativa
A osteopatia é uma técnica que promete o bem-estar do corpo de forma diferente da medicina convencional. Sem utilizar medicamentos ou cirurgias, a terapia recorre às mãos para tratar as mais diversas patologias que acometem o bom funcionamento do aparelho corporal humano. Terapia alternativa? Não. Uma forma diferente de tratamento as doenças do corpo? Sim.
A osteopatia visa ver o corpo como um todo, tanto a parte músculo esquelética, a parte visceral e a parte neurológica, tratando tudo baseado na fisiologia, na parte biomecânica do corpo e na anatomia também.
A osteopatia é um tratamento direto, não alternativo. Com a osteopatia, o tratamento é feito, geralmente sem alopáticos, medicamentos. É um tratamento manual. Pode usar um alopático? Pode. Você diminui a dor e vai tratar a estrutura corporal. Quando eu tenho uma hérnia de disco, se eu tomo o medicamento, só diminuo a inflamação, ou a dor. Estou tratando o problema? Não. Com certeza, se eu não fizer nenhum tratamento que dê a mobilidade de novo àquela estrutura, vai virar uma situação para cirurgia. No entanto, se eu uso a osteopatia para tratar a estrutura, eu diminuo a possibilidade de aquilo se tornar uma patologia cirúrgica. As pessoas não precisam ter receio quanto à eficácia da osteopatia.
O osteopata precisa ser formado em fisioterapia, que precisa de mais cinco ou seis anos de especialização para se ter um osteopata. Nesse tempo, você não aprende só técnica. Aprende a ver o paciente como um todo e também, automaticamente, saber até que ele não pode ser submetido à própria osteopatia e sim, que deve ser encaminhado para outro procedimento.
Portanto, osteopatia não é terapia alternativa!