Saiba mais sobre a Cefaleia Secundária
Existem dois tipos de cefaleia. Uma delas é a cefaléia secundária, que é a dor de cabeça que é causada por uma outra doença, que tem como manifestação clínica a dor de cabeça. Em muitos casos é mesmo como gostamos de ver as doenças, como um ciclo monofásico, aparece e vai embora, tratamos a infecção e os sintomas desaparecem, cura-se o tumor e tudo fica bem.
Dor de cabeça secundária pode ser devido a uma lista grande de alterações do organismo e da sua interação com o ambiente. As cefaléias secundárias podem ser causadas por:
- traumas cranianos e/ou cervicais (batidas na cabeça e/ou pescoço)
- por doenças que afetam as artérias, veias e a circulação do cérebro (aneurismas, isquemias e sangramentos no cérebro)
- por doenças que aumentam ou diminuem a pressão de dentro da cabeça (não confundir com pressão arterial)
- por tumores cerebrais
- pela ingestão ou exposição a produtos químicos nocivos e tóxicos (gás carbônico, álcool, drogas, Aji-no-moto), pelo uso excessivo de analgésicos, ou pela retirada de substâncias (opióides e cafeína)
- por infecções (no cérebro ou em qualquer lugar do corpo)
- por alteração metabólica, por desequilíbrio do funcionamento do organismo (alterações de hormônios, pressão arterial, oxigenação)
- por problemas das estruturas pericranianas, ou seja, qualquer problema de olhos, ouvido, nariz e seios da face, dentes e ATM, pescoço, pode causar dor.