Para que serve o Peak Flow
Peak Flow Meter é um dispositivo usado pelos especialistas em doenças pulmonares para medir o fluxo expiratório de pacientes de asma. O fluxo expiratório, ou a quantidade de ar que o paciente é capaz de expelir em um segundo, apresenta uma correlação direta com a obstrução das vias respiratórias. Logo, o Peak Flow Meter mede indiretamente a obstrução das vias respiratórias.
O PFM é portátil, leve, de fácil manejo e de uso pessoal, o que permite a um indivíduo medir, a qualquer momento, sua própria capacidade expiratória. Existe uma grande semelhança de função entre o espirômetro e o glucômetro utilizado por diabéticos para medir os níveis de glucose no sangue e determinar a necessidade de medicação. Da mesma forma, o PFM, se usado com regularidade, permite que o paciente monitore a necessidade de medicação a qualquer momento.
Os medidores do pico de fluxo expiratório podem ser usados para:
Determinar a severidade da asma;
Verificar a resposta ao tratamento durante um episódio agudo de asma;
Monitorizar o progresso no tratamento;
Detectar a piora na função pulmonar e evitar uma possível crise severa com uma intervenção precoce;
Diagnosticar asma induzida por exercício.
Modelos de PFM Meter
O Peak Flow Meter deve ser preciso, resistente, de fácil manejo e portátil, já que você nem sempre estará em casa à mesma hora do dia. Alem disso, é conveniente tê-lo por perto, caso você perceba que sua função pulmonar está sofrendo alterações.
- Mini Wright da Clemant Clark
- Personal Best® - da empresa Respironics
- Truzone® - Trudel Medica