Saiba mais sobre Atrofia Muscular e seus tipos
A atrofia muscular é uma perda de tecido muscular. Mas é preciso compreender mais a fundo as causas, tratamentos e prevenção deste problema grave de saúde. Existem dois tipos de atrofia muscular: a atrofia de desuso e a atrofia neurogênica.
A atrofia de desuso ocorre por falta de movimentação muscular. Por exemplo:
- Pessoas com empregos onde devem ficar sentadas;
- Pessoas com condições médicas que limitam seus movimentos, ou níveis de atividade reduzidos podem perder o tônus muscular e desenvolver a atrofia.
- Pessoas acamadas podem ter perda de massa muscular significativa.
- Os astronautas que estão longe de gravidade da Terra podem desenvolver diminuição do tônus muscular depois de apenas alguns dias na gravidade zero, motivo pelo qual eles constantemente tem que fazer exercícios físicos.
- A esclerose lateral amiotrófica ou doença de Lou Gehrig;
- A síndrome de Guillain-Barré;
- Neuropatia;
- Pólio (poliomielite).
A perda da massa muscular pode ser prevenida, e até cessada, se forem observados alguns cuidados. Praticar uma atividade física regularmente, com uma frequência mínima de três a quatro vezes por semana é fundamental. Os exercícios de resistência são os mais recomendados: musculação, caminhadas, natação, hidroginástica, e até mesmo atividades de dança e jogos coletivos. Exercícios em água são bons para reduzir a carga de trabalho do músculo, e outros tipos de reabilitação. Principalmente para os casos de lesões, recuperação de movimentos ou obesidade mórbida, o programa de exercícios deve ser especialmente adaptado.
Os exercícios mais recomendados, segundo ele, são os que envolvem os membros inferiores, pois deles depende a locomoção do idoso para a realização das tarefas cotidianas.