Deslocamentos intra-articulares no joelho
Articulação é o ponto de união entre dois ou mais ossos que fazem um movimento, e tem diferentes graus de liberdade nestes. A articulação do joelho é o tipo de móvel diartrose ou conjunta, de modo que o desenvolvimento dos seus movimentos é bastante amplo.
Ela tem dois tipos de descolamentos: deslocamento da patela no fêmur e deslocamento da patela na tíbia.
O movimento normal da patela sobre o fêmur durante a flexão é uma tradução vertical ao longo da garganta da tróclea e fossa intercondilar. O deslocamento da patela é duas vezes o seu comprimento (8 cm), e realizado durante a rotação em torno de um eixo transversal: De fato, a face posterior direcionada para trás na posição estendida, é direcionado para cima quando no final do seu percurso, é aplicada na flexão extrema, sob os côndilos. Portanto, esta é descreve um trajeto circunferencial.
Podemos imaginar a rotula incorporada na tíbia para formar um cotovelo como a do olécrano.Esta disposição irá evitar qualquer movimento da patela em relação à tíbia e limitar a sua mobilidade, de modo notável, mesmo evitando qualquer rotação axial.
Na verdade, a patela faz dois tipos de movimentos em relação à tíbia, à medida que consideramos o flexo-extensão e rotação axial.
Na flexo-extensão, a patela move-se em um plano sagital. De sua posição é a extensão e move-se para trás ao longo de um arco cujo centro está localizado na tuberosidade tibial anterior e cujo raio é igual ao comprimento do tendão patelar. Ao mesmo tempo, inclinando-se cerca de 35 ° em si, de modo que a sua face posterior, que olhou para a deflexão máxima é dirigido para trás e para baixo. Assim, experimenta um movimento de translação circunferencial com relação à tíbia.
Em movimentos de rotação axial, deslocamento da patela em relação à tíbia ocorrem em um plano frontal. Indiferente posição de rotação, a direção do ligamento patelar é ligeiramente inclinada para baixo e para fora. Na rotação interna, o fêmur gira rotação externa em relação à tíbia, e arraste a bola para fora: o ligamento patelar é obliquamente para baixo e para dentro. Na rotação externa, ocorre o contrário: o fémur, leva a rótula para dentro, de modo que o ligamento patelar é obliquamente para baixo e para fora, mas mais oblíqua que posição rodada indiferente.