Pilates e as lesões no ombro
Estava participando de um bate papo informal com amigas fisioterapeutas quando uma delas atendeu o celular recomendando a prática do Pilates para a recuperação de lesão de ombro da sogra. Leigos podem até achar estranho essa indicação mas a verdade é que o Pilates é uma ótima opção para recuperação total de lesões o ombro.
Leia também
- 5 cuidados para evitar lesões no Pilates
- Beneficios do Pilates na prevenção da Osteoporose
- Prática de Pilates fortalece a coluna e previne dores
O Pilates, com os seus exercícios, trabalha o recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro, fazendo com que o movimento ocorra com maior controle e sem dor. Além disso, tem os exercícios posturais que buscam o bom posicionamento e alongamento dos demais músculos e trabalho do bom posicionamento das articulações vizinhas (como a coluna cervical e torácica). Isso acontece porque os os músculos estão interligados entre si, por cadeias musculares.
Tenha um ebook gratuito sobre Pilates no Ombro. Clique aqui AGORA!
É importante lembrar que o trabalho das áreas próximas a lesão (do caso o ombro), contribui para diminuir a dor no local da lesão. Diminuindo a dor no local da lesão, há a possibilidade do fortalecimento para que futuras cargas compressivas, movimentos repetitivos ou vícios posturais não gerem uma nova lesão.
O ombro é composto por uma série de articulações que juntamente com os músculos e seus tendões permitem uma mobilidade muito ampla do braço. Essa mobilidade pode levar a problemas de instabilidade ou impacto dos tecidos moles resultando em dor. Conversar com o instrutor de pilates é sempre importante para potencializar a prática.
Até a próxima!O ombro é composto por uma série de articulações que juntamente com os músculos e seus tendões permitem uma mobilidade muito ampla do braço. Essa mobilidade pode levar a problemas de instabilidade ou impacto dos tecidos moles resultando em dor. Conversar com o instrutor de pilates é sempre importante para potencializar a prática.