Como atua a fisioterapia no Bruxismo
A atuação da fisioterapia o Bruxismo está sendo cada vez mais valorizada. O bruxismo é um hábito que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou até mesmo acordado. Este hábito traz maiores prejuízos, como dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular.A coluna cervical (pescoço) sofre influência direta com as articulações dos ossos do crânio. A má postura no ambiente de trabalho e nas atividades da vida diária, além dos aspectos emocionais, como o estresse, afeta a funcionalidade da ATM e do pescoço, merecendo particular atenção de uma equipe multidisciplinar.
O sistema estomatognático, responsável pela mastigação, fonação, deglutição e respiração, está diretamente conectado ao sistema muscular por intermédio dos músculos da abertura da boca e do osso hióide, que apresenta um papel importante como pivô entre a ATM e o pescoço.
A fase inicial do tratamento consiste na inspeção, observando como funcionam os movimentos de dobradiça e deslizamento da articulação temporomandibular, seguidos pela anamnese, onde se colhe a história do paciente e seus sintomas.
A próxima etapa é o exame físico, onde são realizados uma série de testes na articulação temporomandibula, que tem o objetivo de detectar dificuldades na mastigação, músculos mastigatórios, desgastes no esmalte ou nos dentes, falta de coordenação nos movimentos mandibulares, espasmos musculares e outros problemas. Ao término da avaliação, ainda são realizados alguns testes especiais, como o teste do calço molar e a ausculta de ruídos em virtude do bruxismo.
O tratamento fisioterapêutico utiliza técnicas como massagem, pompagem, exercícios de relaxamento, utilização de eletroterapia como por exemplo a radiação infravermelha, T.E.N.S., ultra som e crioterapia que são capazes de romper por um determinado tempo o ciclo espasmo-dor-tensão-espasmo do paciente