Ultrassom é uma técnica para exterminar celulites
O fibro edema gelóide (FEG) popularmente conhecida como celulite é um problema estético que provoca mudanças no aspecto e função da pele, podendo levar a quadros álgicos na área acometida e também perda da auto-estima.
O ultra-som é indicado para prevenir, tratar e amenizar casos de fibroses pós cirúrgicas, celulites aderidas e gorduras localizadas, cicatrizes aderentes, edemas e hematomas pós cirúrgicos e inchaços acelerando e cessando mais rapidamente esses processos.
A área de fisioterapia e estética vem atuando no sentido de corrigir as disfunções estéticas. Esta área dispõe de recursos que trabalham no sentido de restaurar a aparência, sem comprometer a saúde das mulheres.
Do ponto de vista clínico, a celulite é definida como uma inflamação supurativa, edematosa, alastrante, difusa, aguda dos tecidos subcutâneos e algumas vezes do músculo que pode ser associada com formação de abscesso.
Tipos:I – É visível apenas através de uma biópsia;
II – A irregularidade pode ser observada por meio de compressão ou contração muscular;
III – Apresenta típico aspecto casca de laranja e pode evoluir para a de grau IV;
IV – Os nódulos são maiores e dolorosos, deixando a pele fortemente ondulada.
O ultrassom é uma das principais técnicas de tratamento terapêutico no FEG, pois emite vibrações sonoras de alta freqüência, que no tecido irá causar um atrito nos complexos celulares, produzindo uma micro-massagem, tendo como consequência aumento do metabolismo celular e quebra do FEG. Entre as ações e efeitos importantes encontra-se a melhora da circulação, do edema, síntese de fibroblastos e fibras colágenas; orientação das fibras colágenas.
De acordo com alguns estudos, observa-se que o gel é o meio que melhor transmite a onda ultrassônica, sendo, portanto, o agente de acoplamento de US mais indicado.