O uso da bolsa quente em dores
Bolsa para Água Quente Média (1,4L) Bordô - Mercur
Problemas como dores na coluna e reumáticas, cólicas menstruais, abdominais e infantis, , lesões musculares na fase crônica (entorses, contusões, distensões, contraturas, torcicolos, entre outras), são exemplos onde a aplicação da bolsa para água quente dilata os vasos sanguíneos e facilita a circulação do sangue, amenizando as dores. Muitas vezes, a aplicação da bolsa para água quente por cerca de 20 minutos na região atingida é o suficiente para amenizar as dores e até mesmo aquecer o corpo.
Porém, alguns cuidados são necessários para que a aplicação seja segura. A temperatura da água deve ser observada para evitar queimaduras, assim como a própria bolsa utilizada, que não pode haver vazamentos. Uma boa dica para ver a temperatura é, a cada três medidas de água quente que se coloca na bolsa, uma deverá ser de água fria. Também é importante antes de aplicar a bolsa na pele, verificar se ela não apresenta vazamentos, deformações ou rachaduras, ou se tem as paredes pegajosas. Caso apresente alguma dessas características, a bolsa pode estar danificada internamente e será necessário descartá-la.
Após enchê-la e fechá-la, é importante deixar o bocal voltado para baixo para verificar se está bem fechada e não apresenta vazamentos. Ao aplicar a bolsa para água quente é indicado envolvê-la numa capa ou toalha, tomando cuidado para proteger a pele.
Observando os cuidados e fazendo a aplicação correta, a bolsa de água quente é um recurso barato e que pode ajudar muito em dores, principalmente as crônicas.