Praticar pilates é bom até para o sexo
O pilates, exercícios físicos criados para fortalecer e tonificar os músculos, melhorar a postura e promover relaxamento, também são um grande aliado para melhorar a vida sexual.
Isso porque as atividades físicas, desenvolvidas por Joseph Pilates na década de 20 na Alemanha, trabalham a área do corpo chamada power house (centro de força), formada pelos glúteos, abdome e períneo.
"Todas as atividades que liberem endorfinas, aumentem a auto estima e deixem o corpo mais bonito apresentam benefícios para o sexo. Mas o diferencial do Pilates é o trabalho de ativação dos músculos do assoalho pélvico que melhora o desempenho sexual e evita incontinência urinária", afirma Flávia Drummond, fisioterapeuta da Cia. Atlética.
Prazer
Especialmente para as mulheres, os exercícios ajudam a amenizar os sintomas da variação hormonal como a TPM, as enxaquecas e retenção de líquidos.
"O pilates ainda combate a flacidez da vagina, consequência natural de um pós-parto e do avanço da idade. Com a área pélvica contraída pelos exercícios ela fica enrijecida, aumentando significativamente o prazer sexual da mulher e do homem", comenta Rhanda Amim Silveira, fisioterapeuta da clínica Physiovida, pioneira no pilates em Manaus, desde 2004.
Benefícios para os homens
Mas o pilates não traz apenas benefícios para as mulheres. Os studios de Manaus têm visto aumentar o número de homens praticando os exercícios.
"A maioria são ex-pacientes que trataram a coluna e querem continuar relaxando e melhorando a postura. Outros querem sair do agito das academias e ter um algo mais personalizado", comenta a fisioterapeuta Adriane Monteiro, da Personal Fitnes Club.
O wakeboarder Jorge Challub (blusa azul) pratica pilates há seis anos. "Sentia fortes dores na coluna por conta da prática excessiva de esportes. Chegava a chorar. Tratei a coluna e agora faço pilates como forma de manter a qualidade de vida e de conhecer melhor o meu corpo", diz o wakeboarder.
Os exercícios mais avançados de pilates também dão mais flexibilidade, equilíbrio, coordenação, resistência, velocidade e agilidade.
Alerta e crianças
A fisioterapeuta Gisele Monteiro recomenda o pilates para crianças a partir de quatro anos. "Os exercícios serão feitos de forma mais lúdica com brincadeiras atraentes e fazendo com que a criança goste do método. É uma boa forma de exercitar sem agredir a musculatura da criança que ainda esta em desenvolvimento", diz Gisele.
A fisioterapeuta Eliane Lima alerta para o perigo de praticar pilates em casa. "Não é recomendável pois, sem ajuda profissional, você poderá fazer movimentos e respirar errado de maneira equivocada o que pode ocasionar lesões", alerta a médica.