O que é um fisioterapeuta
O fisioterapeuta é o profissional da área da saúde encarregado de avaliar as lesões de um paciente e, dessa maneira, estabelecer e administrar o correto tratamento utilizando meios físicos (exercícios de um determinado músculo ou de um específico conjunto de músculos para recuperar um ou mais movimentos, por exemplo).
Para ser um fisioterapeuta é preciso graduar-se no curso de fisioterapia, este curso dura, normalmente, quatro anos. Recomenda-se que este profissional saiba falar inglês (isto aumenta as chances de trabalhar no estrangeiro), que se mantenha atualizado e se especialize em alguma área (geriatria, oncologia, ortopedia, neurologia, desportiva, acupuntura, cardiologia, etc.).
Dentre as principais atividades exercidas pelo fisioterapeuta podemos destacar:
- o aumento da capacidade respiratória de pacientes que apresentem dificuldades respiratórias;
- tratamento da deformidade da coluna ou problemas de postura (utilizando exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos da coluna vertebral);
- auxiliar na recuperação dos pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano e paralisia;
- evitar problemas circulatórios e de postura em gestantes;
- manter pessoas idosas com uma boa coordenação motora e a musculatura rígida; possibilitar o desenvolvimento e a capacidade motora e física de bebês com problemas neurológicos;
- propiciar a reabilitação de atletas contundidos;
- ensino de exercícios para pessoas que têm asma, bronquite crônica ou enfisema pulmonar e controle dos aparelhos de respiração e de retirada da secreção pulmonar destes pacientes;
- utilização de técnicas como eletroterapia, hidroterapia e termoterapia para estimular a circulação e os movimentos dos pacientes com fraturas, luxações entorses e traumas musculares de toda espécie.
O fisioterapeuta também pode atuar na área de medicina estética, auxiliando cirurgiões plásticos na recuperação dos pacientes.
Há algumas características que são desejáveis para este profissional, são elas: paciência; autocontrole; sensibilidade tátil; equilíbrio emocional; iniciativa; responsabilidade, senso de observação; criatividade; capacidade de observação e de decisão; boa disposição física; ter boa coordenação motora; querer ajudar ao próximo; concentração; boa comunicação e interesse pelo corpo humano.