Saiba mais sobre a dificuldade de respiração
A definição de dificuldade de respiração é a sensação de respiração difícil ou desconfortável. Como sinônimos, podemos encontrar na literatura nomes como obstrução das vias respiratórias; dificuldade respiratória; dificuldade de respirar; dispnéia; falta de ar; problemas respiratórios; sibilante
A falta de ar é uma ocorrência normal após uma atividade extenuante, um momento de excitação, ou por causa de narinas obstruídas, e não representa motivo de preocupação. Entretanto, um episódio de falta de ar inexplicado pode ser um sinal de falta significativa de oxigênio, e deverá ser considerado seriamente.
O sibilo é uma forma de dificuldade respiratória. Veja também respiração rápida, apnéia, doenças respiratórias, doença pulmonar e outros distúrbios do pulmão.
Causas comuns:
- hiperventilação (frequentemente acompanhada de depressão mental ou ansiedade e uma sensação de formigamento nos dedos)
- obesidade
- subida rápida a altitudes elevadas
- obstrução das vias respiratórias
- tabagismo
- aspiração de um corpo estranho
- ambiente com excesso de poeira
- medicamentos (como as anfetaminas)
- asma
- enfisema
- doença pulmonar
- alergias (a mofo, caspa, pólen)
- anafilaxia (reação alérgica extrema)
- insuficiência cardíaca congestiva (ICC)
- proteinose alveolar
Pode haver outras causas para a dificuldade respiratória. Esta lista não menciona todas elas e sua apresentação não está em ordem de probabilidade. As causas deste sintoma podem incluir, indiferentemente, doenças e medicamentos. Além disso, essas causas podem variar com base na idade e sexo da pessoa afetada, assim como nas características específicas do sintoma como: localização, características, duração, fatores agravantes, fatores atenuantes e queixas associadas. Utilize a opção Análise de Sintomas para explorar as explicações possíveis para a ocorrência de dificuldade respiratória, seja isolada ou combinada com outros problemas.