Música na UTI
A tarde com música é aguardada com ansiedade pelos idosos e jovens que necessitam muito de acolhimento digno, respeitoso e humanizador. Essa é a linha condutora do trabalho: acolher, respeitar, oferecer e interagir.
Com teclado, sons corporais, canto, a música invade o ambiente com chorinhos, MPB, bossa nova, samba canção e música erudita com composições de Bach, Beethoven e Chopin. Esse é o momento de resgatar as preferências, saberes de cada um, aflorando conteúdos internos que possibilitam a ampliação das formas de comunicação.
Entre várias frases dos pacientes, uma demonstra a importância da tarde musical: "O que precisamos aqui é um pouco de alegria e esperança e a música traz isso. Esse trabalho é maravilhoso e deveria existir todos os dias", diz J, de 71 anos.
A Associação atua com sua música também no IOT – Instituto de Ortopedia do HC - com adultos portadores de lesões medulares.
A Associação Arte Despertar é uma organização sem fins lucrativos reconhecida de Utilidade Pública Federal que, através de um projeto artístico-cultural atua em hospitais e em comunidades desfavorecidas desde agosto de 1997.
O objetivo da Associação é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo, usando a arte como instrumento de expressão e de acesso a bens culturais.
O Projeto Arte Despertar desenvolve oficinas de artes plásticas, teatro, música e literatura, relato de histórias na Comunidade de Paraisópolis, no GRAACC – Instituto de Oncologia Pediátrica, no InCor - Instituto do Coração do HC e no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC, atendendo em média 1.270 pessoas por mês. É reconhecido pelo Ministério da Cultura e recebe os benefícios da Lei Rouanet para os colaboradores e também conta com o incentivo da Lei Mendonça, que permite o direcionamento de até 20% do IPTU e ISS 2002.
Serviço:
Associação Arte Despertar, (11)3845-3349.
http://www.vidaintegral.com.br/complem/musica_uti.php