Ginástica terapêutica beneficiam a respiração e a postura
Quem nunca experimentou uma aula de ginástica terapêutica e assiste a uma sessão pode até mesmo pensar que a técnica não passa de um relaxamento. A realidade, no entanto, é bem diferente, e quem pratica o exercício tem na ponta da língua uma lista de benefícios proporcionados. É uma ginástica que todo mundo consegue fazer, pode ser praticada em qualquer lugar, não exige trajes especiais
Os exercícios são leves, mas trabalham a força e alongamento. O principal foco são a respiração e a postura. Em duas aulas de 40 minutos cada, os benefícios já começam a fazer diferença, especialmente no que diz respeito ao equilíbrio e concentração. Pode até ser que a pessoa não sinta, mas nós percebemos.
A ginástica chinesa Lian Gong, que trabalha a consciência corporal, é a base das aulas, mas outras técnicas podem ser incorporadas, como o Pilates de solo e a Eutoniac. O primeiro melhora a flexibilidade, sem gerar a hipertrofia muscular, ou seja, o ganho de músculos, e a Eutonia amplia a percepção corporal com a utilização de pequenos objetos. Também mesclamos um pouco de ginástica localizada..
Sabendo mais...
Lian Gong
O Lian Gong é uma prática corporal chinesa, elaborada na década de 70 pelo médico ortopedista Zhuang Yuan Ming. O método é composto por 18 exercícios, divididos em duas partes. A primeira trata e previne desequilíbrios e dores no corpo; a segunda trata as tenossinovites e disfunções dos órgãos internos e previne dores nas extremidades das articulações.
Pilates
O método Pilates é um sistema de exercícios elaborado pelo alemão Joseph H. Pilates no início do século 20. É indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar, além de proporcionar a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.
Eutonia
A Eutonia (do grego eu: bom, harmonioso; e do latim tônus: tensão), é um método desenvolvido por Gerda Alexander na Alemanha. O princípio principal é tomar consciência do corpo para aprender a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo as necessidades de atividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis.