Acupuntura na Gravidez
A acupuntura visa estimular pontos reflexos que tem a propriedade de restabelecer o equilíbrio, visando resultados terapêuticos. O acompanhamento da gravidez pela acupuntura tem a finalidade de avaliar e auxiliar a sua boa evolução. O crescimento do feto é garantido pelo sangue da mãe. Assim, o desenvolvimento fetal depende do estado dos órgãos da mãe, portanto, melhorando o equilíbrio, melhora o sistema imunológico e a resistência do paciente.
Dentre os sintomas e doenças tratados temos: hiperemese gravídea (vômito) , ansiedade, cólica, dor abdominal, constipação, gastrite, azia, trabalho de parto prematuro, cãibras, edemas, lombalgia, candidíase e depressão pós-parto.
A acupuntura ajuda no tratamento dessas desarmonias da gravidez, reduzindo a necessidade do uso de drogas como ansiolíticos (calmantes), anti- inflamatórios , corticoides, e analgésicos, cujos efeitos colaterais podem prejudicar o feto.
A escolha da modalidade terapêutica (tratamento) depende da patologia em si. É importante para o médico acupunturista fazer o diagnóstico correto para, junto com a Medicina Moderna, escolher o melhor tratamento. Também é importante o acompanhamento com outras áreas médicas, tais como : Ortopedia, Neurologia, Dermatologia, Reumatologia, Endocrinologia, para que a paciente posa ser tratada como um todo e não somente a doença.
Fonte: http://www.cbesaude.com.br/informe_materia_acupuntura_gravidez.jsp