Fisioterapia Uro-ginecológica
A fisioterapia em uroginecologia é uma especialidade que atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais como, por exemplo, a incontinência urinária de esforço (IUE) e as distopias genitais (popularmente conhecidas como “queda de bexiga”). É apontada como procedimento de primeira escolha no tratamento destas disfunções visto que vários estudos têm mostrado a possibilidade desta intervenção evitar ou postergar o processo cirúrgico.
A Fisioterapia Uroginecológica através da reeducação funcional do assoalho pélvico atua na prevenção e tratamento da incontinência urinária e fecal feminina. A incontinência urinária caracteriza-se pela perda involuntária de urina de forma espontânea ou aos mínimos esforços. Esta situação torna-se um inconveniente, tanto no aspecto social quanto higiênico, visto que nos casos mais graves, esta perda pode ocorrer pela simples vontade de urinar. O tratamento consiste no fortalecimento do assoalho pélvico (períneo) e na reeducação do funcionamento da bexiga.
Podem ser submetidas ao tratamento: mulheres que apresentam incontinência urinária de qualquer natureza, mulheres climatéricas, pacientes com déficit neurológico que comprometa a função gênito-urinária.
No tratamento Fisioterapêutico são utilizados diversos recursos como a cinesioterapia (exercícios de Kegel), estimulação elétrica, exercícios proprioceptivos, biofeedback, calendário miccional (treino da bexiga), orientações gerais prescritas após minuciosa avaliação e reavaliação constante.
A atenção fisioterapêutica melhora e diminui as disfunções da estática lombopélvica, facilitando a função uroesfincteriana e promovendo até a correção de outras disfunções. Os portadores de incontinência urinária, prolapsos e dores relacionados às cicatrizes cirúrgicas no períneo podem e devem ser tratadas por esse método: simples, indolor e eficaz.