Síndrome Tensional do pescoço e a Fisioterapia
A Síndrome Tensional do Pescoço é uma desordem orgânica e funcional, provocada pelo trabalho repetitivo, aumento da carga muscular estática, postos de trabalho inadequadoA causa exata da cefaleia tensional é ainda desconhecida. Há muito tempo se acreditou que elas eram causadas por tensão muscular ao redor da cabeça e pescoço. Deve-se a posição inadequada da cabeça e do membro superior durante uma determinada atividade. Comumente associada estresse emocional, pode também ser deflagrada por postura e exercícios físicos inadequados.
As queixas principais deste tipo de paciente são as constantes dores no pescoço (região cervical) e ombro, fraqueza e fadiga muscular, parestesia (diminuição de força por formigamento). Já os sinais clínicos demonstram uma hipersensibilidade muscular, contratura muscular com a presença de nódulos dolorosos, dores a palpação na região cervical e no músculo trapézio (principalmente fibras superiores), aumento do tônus muscular, limitação dos movimentos, diminuição da lordose cervical (fisiológica) e uma queda do ombro levando a dismetria.
A conduta terapêutica normal é feita com repouso, afastamento do trabalho, relaxante muscular (uso de drogas), calor superficial e profundo o uso de colar cervical e fisioterapia, principalmente a Reeducação Postural Global (R.P.G.), massagem e manipulação da região cervical e a hidroterapia que é um conceito novo neste tipo de tratamento.