Liberação miofascial
A Libertação Fascial é toda a terapia que como o nome indica, liberta a fáscia que é tecido conjuntivo composto por elastina e colagénio.
A fáscia é um tecido bastante enervado, que une e liga todas as partes do nosso corpo.
Cada vez mais se reconhece a importância deste tecido na união e funcionamento de músculos, órgãos e tecidos.
A fáscia é um tecido elástico que permite os movimentos e que muitas vezes vai acabando por endurecer, diminuindo a elasticidade e flexibilidade dos tecidos e os movimentos do corpo.
Para que o corpo funcione bem, ele tem de ter flexibilidade e elasticidade pois só assim tudo flui.
Dar flexibilidade e elasticidade à fáscia é extremamente importante para que o corpo e os órgãos voltem a funcionar o melhor possivel.
Infelizmente a fáscia é um tecido ao qual não se dá o devido valor e como tal não se estuda.
São muito poucas as terapias que fazem referência a ela e ainda menos aquelas que a conseguem alterar.
Entre as que conseguem alterar a fáscia temos:
Libertação Mio Fascial (miofascial)
Terapia Sacro Craniana (ou Crânio Sacral)
Manipulação Visceral
Dependendo a técnica do tipo de fáscia que se está a tentar libertar.
Por exemplo a Manipulação Visceral liberta a fáscia das vísceras permitindo que os órgãos passem a ter um melhor funcionamento.
A Terapia Sacro Craniana liberta a fáscia do sistema sacro craniano e alguma do corpo.
A Libertação Mio Fascial liberta toda a fáscia do corpo, libertando quer a fáscia muscular quer a do sistema sacro craniano permitindo libertar espasticidades ou tensões de que os músculos, órgãos ou o sistema sacro craniano possam sofrer.
A fáscia é um dos tecidos que só nos últimos anos começou a ser estudado e que segundo as ultimas informações explica os porquês muitos dos problemas de saúde teimam em manter-se apesar de todos os bons tratamentos a que a pessoa se submete.
Uma nova visão do corpo humano está a surgir e a fáscia é o tecido que está a alterar a visão que se tinha até aqui acerca do corpo humano.
As terapias acima são algumas que trabalham a fáscia e essa é uma das razões dos tão grandes sucessos que elas conseguem.